quarta-feira, 2 de julho de 2014

H - HOMEM DE DEUS (DANIEL)

TEMA: ALFABERO JKIDS 2014
H HOMEM DE DEUS (DANIEL)


REFERENCIA BÍBLICA: DANIEL 1:1-21

OBJETIVO: Apresentar e ensinar as crianças da condição de sermos diferentes. A todo cristão lhe é dado o direito, pela misericórdia de Deus, de sermos chamados filhos de Deus. A todos aqueles que receberam o Senhor Jesus. E por tanto, não somos mais criaturas de Deus e sim, filhos de Deus, todavia se somos salvos devemos agir como tais.

DESENVOLVIMENTO: Destaque o tema e conte a história de Daniel (use cartazes ou flanelógrafo ou mesmo uma bonequinho feito de garrafa pet pequena)

Daniel se recusa a contaminar-se, 1:8-16. 1:8 Eles puderam mudar o nome de Daniel, sua lealdade, não. Eles puderam ensinar-lhe o "conhecimento" babilônio, sua religião, não. O assunto de comer da mesa do rei envolvia sua relação com Deus. Não nos é dito por que isto "contaminaria" Daniel. Talvez fosse carne que tivesse sido sacrificada aos ídolos e comê-la teria sido visto como adoração ao ídolo (veja 1 Coríntios 10:28). Ou talvez fosse comida proibida aos hebreus como imunda (Levítico 11), ou carne que tivesse sido sangrada inadequadamente (Levítico 17:14). Qualquer que fosse a razão que a faziam errada, "resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se". 1:9-10 Aspenaz, o chefe dos eunucos, gostou de Daniel. Mas sua própria vida correria perigo se fosse descoberto que ele não tinha executado as ordens do rei. Ele argumentou que, se eles não comessem a comida do rei e não bebessem o vinho do rei, sua aparência logo mostraria a diferença, e ele então seria condenado à morte. 1:11-13 Daniel pediu ao eunuco especialmente encarregado dele e de seus três companheiros hebreus, que lhes desse um período de experiência de dez dias. Ele persuadiu-o a dar-lhes legumes para comer e água para beber. 1:14-16 No fim deste período experimental, o eunuco encarregado descobriu que eles pareciam melhores e mais cheios de carne do que todos os outros que tinham comido a comida do rei. Portanto lhes foi concedido seu pedido de legumes e água durante todo o período de treinamento. Deus recompensa seus servos fiéis, 1:17-21. 1:17 O sucesso destes quatro jovens hebreus foi o resultado da bênção especial do Senhor. Deus lhes deu destreza em todo o conhecimento e sabedoria. A Daniel foi dada a capacidade de entender o significado dos sonhos e visões. 1:18-19 Eles foram levados diante do rei para serem examinados, depois de completados seus três anos de preparação. Daniel e seus três companheiros hebreus ultrapassaram todos os outros. 1:20-21 Eles eram "dez vezes" melhores (um esplêndido grau) do que todos os outros sábios do rei. Foram indicados para a equipe permanente de conselheiros. Daniel continuou ainda "até ao primeiro ano do rei Ciro", o que mostra que sobreviveu em um novo império. Realmente, Daniel 10:1 afirma que ele recebeu uma visão no terceiro ano de Ciro; assim, isto não pretende dizer-nos quando ele morreu ou parou de profetizar, mas que seu trabalho abrangeu todo o período babilônio.


VERSÍCULO PARA DECORAR: E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei. Daniel 1:8



APLICAÇÕES PARA OS DIAS DE HOJE:

1. Daniel 1:8

A obediência fiel deve partir do coração do homem. Mas aqueles com atitude displicente, que servem só quando convém, cairão na tentação do diabo (Efésios 6:10-18; Romanos 6:16-18).

2. Daniel 1:17

Deus opera em seu povo para cumprir seu propósito. Mesmo no cativeiro babilônio Deus usou seu povo quando preparava uma parte para a vinda do Messias. Ele abençoou os fiéis com o sucesso. Hoje ele continua a recompensar aqueles que, com a coragem da convicção, defendam Jesus Cristo (Marcos 10:29-30; 2 Timóteo 1:12).

CONCLUSÃO: Portanto amiguinhos não podemos ser amigo das coisas do mundo! E lembrando que sempre Deus é quem cuida de nós e não podemos temer o que o mundo possa dizer de nós ou mesmo fazer, pois Deus, o todo poderoso, está olhando por nós e nos auxiliando em tudo.

Lembre-se Daniel firmemente decidiu não se contaminar!! Você criança seja firme também... Daniel contagiou os seus amigos para depois junto dele alcançasse uma grande benção!! Contagie os seus amigos também. Saiba que Deus irá lhe abençoar por toda a sua vida...até a vida eterna. Você crescerá e passará de uma criança a um homem ou mulher de Deus, e quem sabe alguns missionários e pastores cheios do poder de Deus, assim como Daniel foi um grande profeta

 


ATIVIDADES LÚDICAS - MARIA E JOSÉ SÃO COLEGAS DA ESCOLINHA
Recorte um MENINO e coloque um coração preto e uma MENINA com coração branco, e conte: José nunca arruma o seu quarto mesmo a sua mãe pedir sempre. Ele gostava de mentir e a cada dia o fazia com muita esperteza. Pegava coisas que não eram dele e até batia nas crianças só para dizer que ele era forte. Ele era uma criatura de Deus, mas ainda ninguém tinha falado de Jesus para ele. (do plano de salvação e do pecado). Maria com um coração branquinho, pois ela já havia aceitado a Jesus no seu coração, era muito obediente aos seus pais, gostava de ajudar em casa e ir na igreja para louvar o Senhor Deus. Também sempre convidava os seus amiguinhos para aprender histórias da Bíblia na escola dominical e no cultinho. Veja o José um dia foi chamar a Maria para bagunçar no banheiro da escola, mas ela não foi. Depois outro dia ele lhe deu um "presentinho", mas Maria descobriu que o que ela ganhou não era do José, pois ele havia pegado de um amiguinho, prontamente ela devolveu ao verdadeiro dono.

O que Maria poderia fazer com o José? (levante os dedinhos, se 1 (um dedo) para SIM, e se 2 (dois dedos) para NÃO.

Brigar com José e nunca mais falar com ele
Brincar com José e não falar nada
Falar de Jesus e o plano de salvação para José
Não olhar mais para José
Levar José para a igreja na força
  



 


PARA OS PEQUENINOS


COLOQUE UM CORAÇÃO NUM BONEQUINHO E MOSTRE O CORAÇÃO PRETO QUANDO O MENINO FAZ COISAS ERRADAS E O CORAÇÃO BRANCO QUANDO FAZ COISAS CERTAS, POR EXEMPLO, OBEDECER A PROFESSORA, A MAMÃE...



Tenha um tempo de oração e ore a Deus para que sua aula seja direcionada pelo Espírito Santo!!!

Prepare primeiramente o seu coração...
 




MAIO, JKIDS 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário