sexta-feira, 4 de abril de 2014

F - FÉ CRISTÃ

OBJETIVO:

Aprender o significado de fé e onde ou em quem devemos depositar a nossa fé.

A Bíblia nos ensina que ter fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hebreus 11.1). Assim, fé é algo de que temos certeza e o esperamos, mesmo não o vendo.


Algumas pessoas que não conhecem a Verdade (Palavra de Deus) pensam que ter fé é algo mágico e que pode acontecer com pensamentos positivos, assim depositam a sua "fé" em coisas que não são apropriadas como em pedras, a lua, o sol, etc...

Mas a Bíblia nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus, (Hebreus 11.6), mas Ele está se referindo à fé cristã, ou seja, fé nEle. Crer de que Ele existe e que sua Palavra é verdadeira, e portanto que se cumprirão todas as suas promessas na vida daqueles que tem sua fé depositada nEle.

Vamos à historinha bíblica: Mateus 14.22 ao 23...

"Distraindo-se Pedro com a força do vento, teve medo...".



Todos nós podemos nos identificar bem com Pedro nesta situação! Quando Pedro começou a tirar seus olhos de Cristo e desviar sua atenção para as ondas e o vento, a sua fé enfraqueceu e ele teve medo e começou a afundar-se.


Há tantas coisas neste mundo que podem nos distrair e tirar os nossos olhos de Cristo. Enfrentamos desafios, lutas e dificuldades e, às vezes, nossa fé enfraquece como aconteceu com Pedro, e ficamos com medo e cheios de dúvidas. Entretanto, quando nossos olhos estão fixos em Cristo, com certeza teremos a vitória.
Fé e conhecimento
Passe o desenho da história para colorir e que tal fazer com dobradura um lindo  barquinho?? com os discípulos e balinhas??!
 
 
Crianças mais velhas podem jogar um jogo de fé e conhecimento. Faça com que escrevam declarações de crença sobre Deus e o mundo e fale sobre como cada crença é baseada na fé, quais crenças são baseadas em conhecimento e quais declarações são baseadas em ambos. Um grande filósofo afirmou que a fé era diferente do conhecimento porque existe na ausência de provas. Peça às crianças que falem sobre como elas têm fé na existência de Deus e em sua ação em nossas vidas.
 
 
Exercícios de confiança
 
 
Exercícios de confiança são uma maneira maravilhosa de demonstrar fé com crianças de diversas idades. Crianças mais novas podem ficar vendadas em um círculo e passar uma bola de uma pessoa para outra, falando sobre como elas confiam que a próxima pessoa está ali, mesmo que não possam vê-la. Alunos mais velhos podem cair de costas nas mãos de colegas que os aguardam, confiando que seus companheiros irão pegá-los se eles caírem no chão. Depois que o exercício acabar, as crianças podem falar sobre como a fé em Deus é confiar que Deus está lá, mesmo sem poder vê-lo, e que Ele jamais esqueçerá de nós... Se fosse o Senhor segurando quando estivessemos caindo, com certeza Ele nunca nos deixaria cair, nao sendo assim com o colega que até por "brincadeira" nos deixaria cair.
 
ESTAMOS ALEGRES PORQUE PORQUE TEMOS FÉ EM JESUS (AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ)
 
JKIDS 2014
 

E - ESPÍRITO DE DEUS

Objetivo dessa lição:

Ensinar as crianças sobre o que a Bíblia nos diz sobre o Espírito de Deus, o bom consolador. E que cada criança possa compreender que o Espírito Santo, nosso Senhor Jesus nos deixou, porque Ele sempre está disposto a nos ajudar.

O professor deverá demonstrar que o nosso Pai celestial deseja o melhor para nossas vidas (essencialmente nossa salvação), mas todos os homens tem a liberdade de escolher na vida o caminho que desejam andar (livre arbítrio).

Após uma breve introdução do que as crianças entendem ou já ouviram sobre o Espírito de Deus. Conte a história com bastante criatividade e destaque a escolha que Adão e Eva fizeram. Deus criou o homem à Sua própria imagem e isso inclui a capacidade de escolher.

Que tal uma linda canção: O Espírito de Deus se move em mim eu canto como Davi, pois da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor!

Para os maiorzinhos conte esta bela história:

"Eu tinha, provavelmente, uns oito anos de idade, quando fui levado por meu pai a uma fazenda distante. Enquanto ele trabalhava, tentei ocupar-me com coisas que interessam a um garotinho. O dia estava quente e poeirento, e eu brinquei até me cansar. Por trás da cerca, havia um barracão todo quebrado, que me pareceu bastante interessante. Logo imaginei esse barracão como um castelo que gostaria de explorar. Assim, dirigime para a cerca a fim de pulá-la e visitar o barracão. Ouvi, então, uma voz que me disse de forma significativa: "Carlinhos, não vá lá." Olhei em volta para ver quem dizia o meu nome. Meu pai estava do outro lado do campo. Não poderia ver o que eu fazia. Não havia ninguém à vista. Então entendi que alguém que eu não via estava-me avisando para não ir até lá. O que havia naquele lugar, nunca saberei. Mas aprendi desde cedo que há pessoas que não vemos, mas que podem falar conosco." .

Explique que algumas vezes o Espírito Santo sussurra como se realmente estivesse falando conosco, como o fez com o Carlinhos. A maioria das vezes, porém, ele apenas nos faz sentir o que devemos ou não fazer.

Objetive-se para que toda criança entenda que tem condições de escolher sabiamente, pois ouvindo e conhecendo a Palavra de Deus o Espírito Santo (que não o vemos, mas o sentimos assim como um vento ou ar que respiramos), será nosso guia, basta crermos e obedecermos aos seus ensinamentos (mandamentos) e a cada dia seremos melhores (benção), usados com dons espirituais para a Glória do Senhor, amém!.

 
 
ACEITAMOS A JESUS EM NOSSO CORAÇÃO E FIZEMOS A MELHOR ESCOLHA
DAS NOSSAS VIDAS.
 
OBRIGADO QUERIDO DEUS PELO SEU  ESPÍRITO SANTO
 
JKIDS 2014