sábado, 17 de agosto de 2013

LIÇÕES DA CRIAÇÃO

A CRIAÇÃO

 
As crianças do JKDIS irão memorizar alguns versículos chaves do livro de Gênesis:

CAPÍTULO 1
Versículo 1: No princípio criou Deus os céus e a terra
Versículo 2: E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre o abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas
Versículo 3: E disse Deus haja Luz e houve luz

OS DIAS DA CRIAÇÃO
1º dia: Deus fez a separação da luz e as trevas. Chamou a luz de dia e as trevas de noite
2º dia: Deus fez um firmamento entre as águas e fez a separação das águas. Chamou de céu ao firmamento.
3º dia:  Deus juntou as águas e as chamou de mares e à porção seca de terra. E disse para a terra produzir ervas, sementes e árvores frutíferas.
4º dia: Deus criou os luminares. O sol para governar o dia e a lua com as estrelas para governar a noite
5º dia - Deus criou os peixes e seres viventes dos mares e as aves dos céus
6º dia - Deus criou os animais domésticos, repteis e feras do campo. Também formou o homem e a mulher (Adão e Eva)

Fonte: Bíblia Sagrada / O último livro da Bíblia é o de Apocalipse, que foi escrito por volta do ano 100 da era cristã, há pouco mais de 1900 anos.O Concílio de Trento começou em 1545 e terminou em 1563. Foi nessa ocasião que apareceu Lutero, com a sua proposta de Reforma. Bíblia Protestante: 66 Livros.
http://www.abiblia.org/ver.php?id=6414#.UhA0Giu5fDc

Entendendo CRIANÇAS!

Entenda melhor as crianças e o seu universo..

Existem muitos motivos para as crianças de hoje não serem compreendidas, nem pelos pais, parentes, amigos, professores e nem mesmo pela sociedade. Um deles é o tema da hiperatividade em que muitos de nós não temos conhecimentos dos sintomas e muito menos de como lhe dar com essa situação. A seguir algumas informações de profissionais e especialistas no assunto e que podem ajudar.
A seguir alguns dos sintomas da criança hiperativa
    - Dificuldade de organizar tarefas
- Descuido nas tarefas escolares ou em outras atividades
- Não consegue enxergar detalhes
- Dificuldade em se concentrar em tarefas ou brincadeiras
- Parece não ouvir o que lhe dizem
- Reluta em iniciar tarefa que exige grande esforço mental
- Perde com freqüência objetos de uso diário, como material escolar e brinquedos
- Distrai-se facilmente
- Inquietação constante
- Fala o tempo todo, começa a responder perguntas que ainda não foram completadas
- Tem dificuldade de esperar sua vez em jogos ou situações em grupo, interrompe a conversa dos outros
 
Crianças hiperativas podem apresentar melhora em seu comportamento e desenvolvimento pedagógico se algumas regras forem consideradas.

Algumas sugestões para PROFESSORES E PAIS da psicóloga Mônica Duchesne e do psiquiatra Ênio Roberto de Andrade:

. trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas;
. dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-la antes de se dispersar;
. elogie sempre os resultados;
. use jogos e desafios para motivá-las;
. valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades no material;
. permita que elas compensem os erros: sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas ou convença-as a arrumar a bagunça em classe;
. repita individualmente todo comando que for dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando linguagem fácil de entender;
. peça a elas que repitam o comando, para ter certeza de que escutaram e compreenderam o que você quer;
. dê uma função oficial às crianças, como a de ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas e abrir espaço para que elas se movimentem mais;
. mostre os limites de forma segura e tranqüila, sem entrar em atrito;
. coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;
. oriente os pais a procurar um psiquiatra, um neurologista ou um psicólogo.


 
Para seguir os conselhos acima providencie os seguintes materiais e deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula:

- Caixa com gibis e caixa com livros de histórias infantis
A criança hiperativa, quando faz uma atividade do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Mas certifique-se de que o aluno está realmente lendo e não fingindo que lê. Dê a ele atividades de leitura com responsabilidade. Peça, por exemplo, que ele conte para os outros o que leu, o que achou legal na história, qual é o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente, diferente etc. Ou então peça para ele desenhar a história lida, o que vale tanto para gibis como para livros de histórias.
- Palavras cruzadas, jogos de trilha, atividades com figuras (jogo dos sete erros, ligue os pontos, encontre a figura escondida). É importante oferecer à criança hiperativa atividades diversificadas que exijam atenção mas que não a desgaste intelectualmente. Assim, ela terá sempre prazer em executá-las. Essas atividades têm também a função de premiar o aluno por ter terminado o trabalho rotineiro com atenção.
- Atividades que estimulem as quatro operações: somar, subtrair, multiplicar e dividir, todas com desenhos que contextualizem o assunto.

QUE DEUS NOS AJUDE PARA QUE A CADA DIA POSSAMOS AJUDAR, ESTIMULAR E AMAR AS NOSSAS CRIANÇAS, POIS AFINAL ELAS (NOSSOS FILHOS) SÃO DO SENHOR, E NÓS SÓ FOMOS AGRACIADOS EM PODER FAZER PARTE DO LINDO PROCESSO DE CRESCIMENTO DE CADA UM DELES..

JESUS AMA AS CRIANCINHAS...PRINCESAS E PRÍNCIPES!

JKIDS 2013
 
Fontes: